"Na biopic de Michael Mann, “Ali”, os últimos momentos pertencem ao combate que opôs Muhammad Ali e George Foreman em pleno Zaire, em 1974. Este documentário centra-se sobre esse combate épico que Ali venceu, não só dentro do ringue mas também fora, onde conseguiu o apoio do povo Zairense na defesa dos seus ideais. No filme de Gast, são abordados os preparativos do combate e fica bem demonstrado que a escolha do Zaire para o embate entre os dois lutadores foi pensada ao pormenor por Don King de modo a conseguir todo o apoio para Ali por parte dos locais, já que este defendia os direitos dos negros e condenava os afro-americanos que se faziam passar por “brancos”, de modo a ter outro estatuto na sociedade. Tal discurso antes do combate levou até muita gente a acreditar que o opositor de Ali nesse combate seria branco.
Don King ofereceu cinco milhões de dólares a cada pugilista para combater. Sem capital para pagar acabou por ser o ditador zairense Moboto Sese Suko a financiar o combate, que ficou conhecido como “Rumbling in the Jungle” e concentrou as atenções do mundo durante seis semanas.
Leon Gast apesar de já ser um veterano na realização de documentários, tem aqui a sua estréia com este multipremiado “When We Were Kings”, no mundo do desporto. "
Não consegui encontrar o arquivo em torrent, mas vi que no youtube é possivel encontrar o documentário em HD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário